quarta-feira, 23 de março de 2011

O que é movimento social?

Desde já, gostaríamos de deixar claro que os conceitos que apresentaremos não são categóricos, não são e nem desejam ser tomados por verdade absoluta. Eles são resultados de um contexto histórico e do ponto de vista analítico de pessoas que ocupam um determinado lugar na sociedade, daí seu caráter de opinião (fundamentado).

As definições que utilizaremos são as de Alain Touraine e de ManuelCastells. Para Touraine, autor que mais extensivamente trabalhou com o tema em questão, os "movimentos sociais são a ação conflitante de agentes das classes sociais, lutando pelo controle do sistema de ação histórica". Sendo ação histórica, um termo que abrange o conjunto de influências da história sobre o aprendizado social, sobre a produção da sociedade por si mesma. E a sociedade com que Touraine trabalha é marcada pela luta entre as classes visando dominar o controle da sociedade.

Touraine afirma que os movimentos sociais são provenientes da luta de classes, e que estas pretendem com isso conservar ou assumir o comando da sociedade. "Movimentos Sociais são forças centrais que lutam umas contra as outras para dirigir a produção da sociedade, a ação de classe pela direção da historicidade." E para um movimento se classificar como social é indispensável que ele seja ou uma luta entre classes, ou uma luta em nome da evolução ou a guerra de uma nação contra a intimidação estrangeira.

Já para Manuel Castells, "movimentos sociais urbanos são sistemas de práticas sociais contraditórias, isto é, que controvertem a ordem estabelecida a partir das contradições específicas da problemática urbana." Sendo que a problemática urbana envolve as questões de saúde, moradia, cultura, etc. A modificação estrutural dos sistemas não é, para ele, um motivo para que o movimento se caracterize como um movimento social, mas sim um objetivo. "Por Movimento Social Urbano se entende um sistema de práticas que resultam da articulação de uma conjuntura definida, a um tempo pela inserção dos agentes suportes na estrutura urbana e na estrutura social, e de natureza tal, que seu desenvolvimento tende objetivamente para a transformação estrutural do sistema urbano ou para uma modificação substancial da correlação de forças na luta de classes, ou seja, em última instância, no poder do Estado."

Em outras palavras, movimentos sociais são mobilizações coletiva, ações de caráter contestador, no campo das relações sociais, almejando a transformação ou a preservação da ordem estabelecida na sociedade.





Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário