O post de hoje traz como tema a Avaaz, comunidade criada em 2007 e que tem como finalidade mobilizar pessoas do planeta inteiro para agirem em causas internacionais urgentes, utilizando como base de mobilização as ferramentas online, que permitem que milhares de ações individuais possam ser combinadas em uma poderosa força coletiva. Essa comunidade virtual atua como um megafone para chamar atenção para novas questões.
O termo avaaz quer dizer “voz” em diversos idiomas europeus e asiáticos. Segundo informações do próprio site, a comunidade Avaaz opera em 14 línguas por uma equipe profissional em quatro continentes, voluntários de todo o planeta e mais de 8 milhões de membros espalhados por 193 países. Tal equipe possui atuação mundial, com a missão de trabalhar com qualquer questão de interesse público, essa grande distribuição de pessoas permite a organização de campanhas com bastante agilidade. Eles trabalham no sentido de mobilizar a assinatura de petições, financiamento de campanhas de anúncios, a equipe, também, envia emails e telefona para governos, organizando protestos e eventos nas ruas.
As prioridades gerais da comunidade virtual são eleitas pela equipe da Avaaz, que as definem através de pesquisas. As ideias para campanhas são submetidas a pesquisas e testes semanalmente com amostras aleatórias distribuídas a 10.000 membros, e apenas as iniciativas que recebem uma forte reação positiva são implementadas em grande escala. A equipe trabalha com parceiros e especialistas para desenvolver estratégias de campanha que sejam eficazes, sumarizando essas estratégias através de alertas de linguagem clara e impactante, e, se o quadro de membros da Avaaz desejar prosseguir com a ideia, a equipe assegura que a campanha seja executada, entregando abaixo-assinados e mensagens de membros, organizando campanhas publicitárias financiadas pelos membros ou tomando qualquer outra medida necessária. Ou seja, a equipe da Avaaz não define sozinha um programa de ação para depois tentar convencer os membros a segui-lo. Na realidade, o processo é mais próximo do oposto disso: a equipe ouve os membros e sugere ações que possam implementar para influenciar o mundo de um modo geral.
A Avaaz é inteiramente financiada pelos próprios membros, eles simplesmente não aceitam recursos de governos nem de empresas. Eles acreditam que esse fato seja de máxima importância para garantir que sua voz seja determinada exclusivamente pelos valores compartilhados por membros e não por um grande financiador ou programa de ação. Atualmente quase 90% do orçamento da Avaaz provêm de pequenas doações via internet. Isso significa que o único programa de ação que eles seguem é aquele determinado pelo povo. Outro ponto importante, e que configura a Avaaz como um caso muito raro, refere-se às doações não serem dedutíveis do imposto de renda e, portanto, eles se consideram 100% livres para dizer e fazer o que for necessário a fim de fazer as lideranças mundiais ouvirem a voz do povo.
Dentre algumas histórias de sucesso desse movimento online global pode-se destacar a mobilização da Avaaz após a passagem do ciclone Nargis em maio de 2008 em Mianmar, matando 200.000 pessoas, a equipe da comunidade entrou em contato com organizações de monges para saber como ajudar. O chefe da Organização Internacional de Monges de Mianmar gravou um vídeo fazendo um apelo aos membros da Avaaz. Em apenas dez dias, mais de 250.000 pessoas, de 125 países, doaram US$2 milhões para apoiar os esforços humanitários dos monges, e muitas vidas foram salvas com esse ato. Outro exemplo refere-se a mais de US$1,3 milhão doados para o povo haitiano após o terremoto ocorrido em janeiro de 2010, ajudando organizações locais a proverem comida e ajuda médica que salvaram vidas. Atualmente diversas petições estão no site da Avaaz aguardando assinaturas, com a petição que será entregue em Brasília, relacionada a construção da usina de Belo Monte. Há ainda a petição de apoio à lei anti-homofobia que irá ampliar as proteções contra a violência e discriminação para todos os brasileiros, o requerimento será entregue em Brasília em uma grande manifestação pela lei anti-homofobia. Esses são apenas alguns exemplos das ações lideradas pelo Avaaz, maiores informações podem ser encontradas no site.
A repercussão na mídia adquirida pela Avaaz não pode ser esquecida, jornais como o The Economist, Le Monde e O Globo, abordaram as mobilizações encabeçadas por essa comunidade virtual. Outros meios de comunicação, como a BBC, o The New York Times e a rede Aljazeera também circularam notícias sobre a Avaaz.
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