segunda-feira, 4 de abril de 2011

Exu Tranca Ruas

O movimento "Exu Tranca Ruas" ocorrido no início desse ano é uma prova substancial da influência que a internet pode exercer sobre determinadas ações sociais.
A manifestação dos estudantes baianos contra o aumento da tarifa de ônibus ganhou força a partir da ampla divulgação do movimento na rede. Blog's, orkut, twitter e facebook se constituíram em importantes ferramentas durante todo o processo de mobilização estudantil. Somente no orkut, a comunidade que leva o nome do movimento alcançou a marca de mais de 3.300 membros. No Twitter, o assunto mais comentado pelos soteropolitanos no dia em que ocorreu a manifestação, foi #revoltadobuzu. Outros termos que se referem ao movimento também ganharam destaque no microblog como #revoltabuzu2011, em quarto lugar, e #abacaxi, em sexto. 

O Exu Tranca Ruas é uma espécie de segunda edição da "Revolta do Buzu" ocorrida em 2003, porém uma das principais diferenças entre essas ações refere-se à questão da violência, sendo que esse ano a manifestação ocorreu de maneira mais tranquila e organizada.
Com a utilização da internet outras "revoltas" estão sendo planejadas e organizadas pelo interior do estado, a exemplo de estudantes da cidade de Feira de Santana que estão imbuídos pela vontade de ir para as ruas, como ocorreu em Salvador, e estão convocando pessoas, principalmente, pelos sites de relacionamento para se mobilizarem pela melhoria do sistema de transporte, sem que isso acarrete o aumento das tarifas.



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário