Logomarca da Campanha Ficha Limpa |
O Projeto
A campanha iniciada em abril de 2008 tem como objetivo impedir que candidatos com condenação na Justiça possam concorrer às eleições. A iniciativa popular coletou 1,3 milhões de assinaturas a favor da Lei Complementar nº. 135/2010. O projeto circulou pelo Brasil e foi entregue em setembro de 2009 no Congresso Nacional junto com as assinaturas.
O Ficha Limpa ganhou visibilidade nacional através da internet, o site Avaaz foi responsável por divulgá-lo na rede. Quando o projeto foi enviado ao Congresso, os organizadores enviaram mensagens para todos os deputados pedindo apoio a Lei, também foram repassados emails com alertas Avaaz para as pessoas que assinaram a petição.
A campanha conquistou o apoio de blogs, sites e de usuários das redes sociais, que construíram uma rede virtual na internet para mobilizar a sociedade.
As redes sociais foram vastamente utilizadas na divulgação da campanha que busca remover das eleições candidatos que cometeram crimes como: desvio de verba pública, corrupção, assassinato e tráfico de drogas.
O projeto apoiado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) é organizado pela Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (ABRACCI) rede de entidades que tem como missão “contribuir para a construção de uma cultura de não corrupção e impunidade no Brasil por meio do estímulo e da articulação de ações de instituições e iniciativas com vistas a uma sociedade justa, democrática e solidária”.
Redes Sociais
O Ficha Limpa ganhou adeptos em várias partes do mundo através das redes sociais mais populares. No Facebook, 34.287 pessoas já “curtiram” a página Todos pela Ficha Limpa, a comunidade tem 45 tópicos de discussão, em que os integrantes debatem o projeto e organizam ações no mundo real, como atos públicos em favor da campanha.
No perfil do Flickr há registros do inicio da campanha em 2008 durante a coleta das assinaturas presenciais e da entrega do projeto no Congresso. Além de fotos dos adeptos fazendo campanha a favor do projeto em algumas cidades do Brasil e nos EUA.
No Orkut, há inúmeras comunidades que levam o nome ou são simpatizantes do projeto. A oficial, que consta no site do Ficha Limpa é a MCCE - Lei 9840 - Ficha Limpa, tem 7.828 membros e mantém um fórum atualizado com discussões sobre o movimento.E no Twitter o perfil @fichalimpa tem 11.751 seguidores.
Fonte: Ficha Limpa ; MCCE
Nenhum comentário:
Postar um comentário