segunda-feira, 6 de junho de 2011

Retome a Tecnologia

O Retome a Tecnologia é uma campanha brasileira de ativismo, conscientização e apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para o fim da violência contra as mulheres. A campanha ocorre anualmente durante os 16 dias de ativismo para o fim da violência contra as mulheres, do dia 25 de novembro ao dia 10 de dezembro, e é feita a base de trabalho colaborativo e coletivo, inspirado por idéias criativas!

Retome a Tecnologia foi inspirada pela campanha take back the tech, uma iniciativa colaborativa e internacional iniciada e coordenada pelo programa de apoio a redes de mulheres da associação para o progresso das comunicações (APC). O take back the tech começou em 2006 e já teve participação de individuos, grupos, redes e organizações em mais de 15 países da África, Ásia, América Latina, América do Norte e Europa.

Em anos anteriores da campanha, muitas internautas fizeram postagens em blogs sobre temas relacionados à violência sexista, espalharam e-mails com conteúdo feminista, compartilharam histórias sobre sua relação com computadores, máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, microfones e outras tecnologias, ou aproveitaram os dias da campanha para realizar oficinas e bate-papos sobre tecnologia.

No Brasil, as ações desse tipo têm sido chamadas de retome a tecnologia e várias mulheres se articulam todos os anos para essa jornada, ligadas ou não a organizações internacionais que sustêm a campanha.

Alguns do grupo feministas participam da campanha, como: birosca, g2g, que estiveram envolvidas na realização do etc-br, em Salvador; o coletivo korpus krisis, que mantêm o confabulando; e a xanta uma servidora livre, além de muitos outros grupos por aí.

Uma das características específicas da campanha brasileira é o foco na apropriação e uso de tecnologias livres por mulheres.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário